"Vivia um daqueles momentos iluminados que às vezes a existência nos concede; instantes de plenitude nos quais parece que tudo faz...

Resenha Literária: Instruções Para Salvar o Mundo

18:23 Islanya Gomes 34 Comentários



"Vivia um daqueles momentos iluminados que às vezes a existência nos concede; instantes de plenitude nos quais parece que tudo faz sentido e que aquela sabedoria não nos abandonará pelo resto da vida. Mas esses momentos transparentes também são miragem: depois a vida prossegue e a explosão de luz que um dia nos banhou se converte no brilho final de um sol que se esconde. Porque sempre está prestes a entardecer na vida dos seres humanos."

Hoje vim fazer uma resenha de um livro que terminei de lê-lo a pouco tempo. Confesso que demorei um pouco para finalizar, por causa da escola e afins, mas houve um momento da história que foi um "boom" e eu não conseguia mais parar de ler!


Quando li na capa "Instruções para salvar o mundo" me veio à cabeça que o livro poderia ser de auto-ajuda, e isso quase me desestimulou a ler. Mas quando abri e vi a orelha do livro:

"Como tudo mais na vida. este título pode enganar os desavisados. Instruções para salvar o mundo não é a estreia de Rosa Montero no gênero de auto-ajuda, embora no fundo todo livro possua a capacidade de provocar nos leitores uma espécie de metamorfose - inclusive os romances. E este romance ressoa numa vibração muito fina, a um só tempo uma promessa sussurrado ao pé do ouvido e um choque de realidade."

Então... A história se passa num cenário suburbano de Madri, e se desenvolve à partir de quatro personagens principais: Matias, um taxista viúvo; Cérebro. uma cientista idosa; Daniel, um médico frustrado; e Fatma, uma prostituta de um bordel chamado Oasis. Mas esta não é uma história de horrores, é antes uma fábula de sobreviventes, de quatro personagens que reúnem todos os elementos necessários para serem considerados uns desgraçados, que se movem nos mundos limítrofes à máfia, ao tráfico de mulheres brancas, e a universos virtuais como Second Life, mas que conseguem encontrar um apoio que lhes permite a remição e a saída das trevas que os mantinham prisioneiros.

No início a história pareceu meio sem pé nem cabeça, pois haviam momentos na história que quando estava lá no "pico", recomeçava do zero com situações dos outros personagens. Mas talvez tenha sido apenas falta de atenção minha mesmo, pois depois percebi que a autora soube encaixar bem as situações da história.



A nota que dou para o livro é: 10! Recomendo muito a leitura. Na Saraiva ele está de R$ 30, 71. Mas ele é bem fácil de achar nas livrarias por aí. Espero que tenham gostado da resenha. Qualquer dúvida ou sugestões de leituras (amo ♥), pode comentar!







34 comentários:

  1. Nossa se realmente tu dás a nota dez ao livro, já me dá muita curiosidade em ler, e vou procurar hoje mesmo pelas livrarias virtuais!
    Bjus

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante
    os personagens me chamaram atenção, vou procurar

    www.morenaemoderna.com

    ResponderExcluir
  3. Achei a história bem interessante e vou considerar este livro para fazer parte dos meus desejados. Parabéns!
    www.poramandamidori.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. UAU, nota 10... não tem como não ficar curiosa para dar uma lidinha né? Procurarei para dar uma conferida. Bjk.
    http://isadora-adora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro e pelo resumo que fez parece ser bem intrigante e envolvente e se deu nota 10 é porque com certeza deve ser bom. Coloquei na minha listinha já. Um beijo!

    http://www.vidacasaebeleza.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar esses livros, estou precisando fazer uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Interessante... e ainda não conhecia. Quantas páginas? Achei o preço um pouco salgado... vou pesquisar em outras e se achar mais barato aviso aqui. Deu vontade de ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 285 páginas, Leca. Eu também achei isso, mas se pesquisar direitinho você encontra ele mais barato. Principalmente em lojas virtuais e no mercado livre.

      Excluir
  8. Adorei as frases que selecionou, me deixou com vontade de ler. Fiquei curiosa haha
    Adoro resenhas de livros e filmes pois estou sempre procurando coisas novas pra ler e assistir. Anotei esse livro na minha listinha, beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Lani, adorei o cenários da história mas a leitura flui legal?? Fiquei curiosa de ler.

    http://glifeblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flui super bem, sim. Como eu falei, começo eu enrolei um pouco porque não estava prestando muita atenção na leitura e no jeito de escrever da Rosa Montero. Mas é só previnir que isso aconteça.

      Excluir
  10. Gostei muito da resenha, despertou minha curiosidade pra ler esse livro >.< !

    ResponderExcluir
  11. Adorei as frases que você destacou, achei muito interessante o livro e assim que tiver um tempo livre procurarei lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ahh que lindas frases. Sou apaixonada por livros e já quero ler esse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por livros, compro vários e as vezes até esqueço que comprei! No momento tenho 3 esperando serem lidos porque esqueci dos coitados dentro da gaveta! haha
    Mas, olha, eu gostei desse, vou procurar aqui porque ler nunca é demais né?
    Beijão
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca compro porque falta grana ç.ç Os que eu tenho eu ganhei e alguns eu pego emprestado da biblioteca da escola. Verdade, ler nunca é demais! ❤

      Excluir
  14. Não tinha ouvido falar neste livro, mas gosto de histórias que me façam pensar sobre a vida.
    Afinal, sempre há muito o que aprender mesmo quando não se trata de um problema seu. ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Adoro, resenha de livros diferentes. Amei!
    http://www.umaprincesanomundodalua.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa!!
    Esse livro eu não conhecia e pela sua resenha parece super mlegal!
    Que nome peculiar para Cérebro... hein
    ainda mais por ser uma sra idosa hehehe
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?! hahaha Ela é uma das minhas personagens preferidas do livro.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada e volte sempre! ❤

P.S: Comentários de baixo calão, spam e apenas de divulgação serão ocultados.